Frases e palavras de impacto de Lêdo Ivo!

SONETO DOS VINTE ANOS Que o tempo passe, vendo-me ficar no lugar em que estou, sentindo a vida nascer em mim, sempre desconhecida de mim, que a procurei sem a encontrar. Passem rios, estrelas, que o passar é ficar sempre, mesmo se é esquecida a dor de ao vento vê-los na descida para a morte sem fim que os quer tragar. Que eu mesmo, sendo humano, também passe mas que não morra nunca este momento em que eu me fiz de amor e de ventura. Fez-me a vida talvez para que amasse e eu a fiz, entre o sonho e o pensamento, trazendo a aurora para a noite escura.

Por Lêdo Ivo

A poesia é uma criação da cultura, mas esta deve permanecer invisível no poema.

Por Lêdo Ivo

O poeta não deve crer nos anjos, mas nas palavras que os criam.

Por Lêdo Ivo

O grande escritor não precisa ser nem muito inteligente nem muito culto. A inteligência e a cultura são contudo indispensáveis nos escritores menores.

Por Lêdo Ivo

Na vida precisamos sempre usar máscaras, pois ninguém nos reconheceria se nos apresentássemos de rosto nu.

Por Lêdo Ivo

Que em seu gabninete, fala em nome do povo não sabe que a galinha nasceu antes do ovo. (soldado raso)

Por Lêdo Ivo

Acontecimento do Soneto . A doce sombra dos cancioneiros em plena juventude encontro abrigo. Estou farto do tempo, e não consigo cantar solenemente os derradeiros. . versos de minha vida, que os primeiros foram cantados já, mas sem o antigo acento de pureza ou de perigo de eternos cantos, nunca passageiros. . Sôbolos rios que cantando vão a lírica imortal do degredado que, estando em Babilônia, quer Sião, . irei, levando uma mulher comigo, e serei, mergulhado no passado, cada vez mais moderno e mais antigo. .

Por Lêdo Ivo

Soneto Puro . Fique o amor onde está; seu movimento nas equações marítimas se inspire para que, feito o mar, não se retire de verdes áreas de seu vão lamento. . Seja o amor como a vaga ao vago intento de ser colhida em mãos; nela se mire e, fiel ao seu fulcro, não admire as enganosas rotações do vento. . Como o centro de tudo, não se afaste da razão de si mesmo, e se contente em luzir para o lume que o ensolara. . Seja o amor como o tempo – não se gaste e, se gasto, renasça, noite clara que acolhe a treva, e é clara novamente. .

Por Lêdo Ivo

Nem sempre os grandes escritores são bons escritores.

Por Lêdo Ivo

⁠O nevoeiro O amor não é nem paz nem batalha nem fogo amealhado na escura fornalha. O amor é nevoeiro a branquidão que esconde a pedra suspensa no despenhadeiro. E sendo sempre tudo como o sonho dos mudos o amor não é nada diante da morte do vento que sopra de madrugada.

Por Lêdo Ivo

O que sobra é obra, o resto soçobra.

Por Lêdo Ivo

O meu leitor não é o que me lê. É o que me relê (caso exista). Um autor lido unicamente uma vez não tem leitores, por mais retumbante que seja o seu sucesso.

Por Lêdo Ivo

A maioria dos biógrafos empenha-se em explicar a obra a partir da vida, quando o correto é exatamente o contrário: trata-se de explicar a vida a partir da obra.

Por Lêdo Ivo

Leitor: co-autor do texto.

Por Lêdo Ivo