Ver outros textos deste Autor...
Algo que não deixa margem a nenhuma dúvida, é que realmente a felicidade é algo muito bom que todos desejam, mas nem todos conseguem encontrá-la. Talvez por não saberem procurá-la. Osculos e amplexos,Marcial A FELICIDADE É O OBJETIVO DE TODO SER VIVENTE Marcial Salaverry Algo que não deixa sequer uma sombra de dúvida, é entender que a felicidade é a principal fonte de desejos de qualquer ser vivente, eis que certamente não existe ninguem que não deseje sua cota de felicidade na vida, e para conseguir, inicialmente é preciso entender o que vem a ser essa tal felicidade, pois realmente, o real significado dessa palavrinha é por demais ambíguo, uma vez que existe mais de uma receita para que alguem possa se considerar feliz. Existem criaturas que são felizes com um amor e uma cabana, contudo outros querem que além do amor e da cabana, também venha um iate, uma apartamento de cobertura, uma sólida conta bancária (cheia de zeros à direita) e, claro, bastante saúde para poder desfrutar de tudo isso, fazendo-nos descobrir que realmente, tem gente que se contenta com pouco... Nesse caso, cabe perguntar se realmente a felicidade, simplesmente é representada pelos bens materiais que se possui, lembrando que existe um velho ditado que diz: "O dinheiro não traz felicidade", mas a ele sempre costumamos acrescentar: "manda buscar"... Então podemos deduzir que a felicidade é ter dinheiro. Bem, não é só o dinheiro, convenhamos, eis que existem alguns complementos que são necessários, e o mais importante, com certeza é ter boa saúde, pois sem saúde não poderemos desfrutar de bens materiais que tivermos. Como é um tema polemico e realmente muito controverso, e considerando que cada um tem suas idéias próprias, vou expor as minhas, para ver se chegamos a alguma conclusão sobre o que é a felicidade, e como consegui-la. Na minha concepção, para que alguém possa sentir de perto o que vem a ser felicidade, o primeiro requisito é conseguir gostar de si próprio, é olhar no espelho e poder dizer: você merece ter um bom dia. Merece, porque não deseja mal a ninguém. Merece, porque procura ajudar aos outros. Merece, porque não tem maus pensamentos a respeito de quem quer que seja. Merece, porque vive em paz com voce mesmo, e procura viver tambem com os demais. Esse é um dos requisitos básicos, ou seja não podemos sentir o que é felicidade, se as pessoas à nossa volta, parentes, amigos não estão bem, estão infelizes. Não quero dizer que devemos sofrer com os sofrimentos alheios, mas sim que devemos procurar entender, e fazer o que estiver a nosso alcance para diminuir tais problemas. Daí, pode se deduzir que a felicidade plena é muito difícil de ser alcançada, pois sempre existirá alguém sofrendo, sempre teremos problemas para resolver. Para se chegar ao nirvana, teremos que ser criaturas especiais, que consigam ser imunes à dor, ao sofrimento, às mazelas do mundo. E isso, convenhamos, é algo utópico... Então fica aqui minha maneira de pensar. Na verdade, felicidade é o momento presente. É sabermos viver o agora, tirarmos proveito do que de bom pudermos desfrutar neste momento. Se a conta bancária está boa, vamos aproveitar e viver o momento. Se estiver baixa, temos que ver o que dá para fazer no sentido de engordá-la, e procurar viver com o que for possível, sem nos amargurarmos pelo fato de estarmos "em baixa". São coisas da vida. Se estamos com saúde boa, maravilha vamos curti-la. Caso contrário, vamos procurar tratamento para poder curtir. É saber entender quanto de verdade existe num velho ditado: "Se não tenho tudo o que amo, devo saber amar tudo aquilo que tenho..." Enfim, o conceito de felicidade basicamente é o seguinte: procurar aceitar o que a vida está nos oferecendo no momento e desfrutá-lo. O que não adianta, é nos amargurarmos com vicissitudes, lamentando eventuais azares. O que pudermos fazer para consertar a situação, faremos. Se nada puder ser feito, deveremos procurar aceitar a situação, e tentar minimizar os problemas. Sem, porém, fazermos dos contratempos motivo para infelicidade, fazendo um drama daquilo que de mau aconteceu, fazendo-nos algum mal... É preciso saber viver, enquanto estivermos vivos, pois depois ficará mais dificil, com certeza. Com estas sábias (e modestas) palavras, só espero que todos possam aproveitar a oportunidade, fazendo de cada dia, sempre UM LINDO DIA.
O AMOR PODE SER ETERNO, ENQUANTO É TERNO Marcial Salaverry Quando o amor existe de verdade, não permite dúvidas, pois um amor mal resolvido, sempre será como um espinho no coração, e precisa ser arrancado com um bom diálogo, comprovando que o amor pode ser eterno, enquanto é terno... Tentando defini-lo, podemos no máximo dizer que amor, na verdade, se é que se conhece algo sobre ele, é encontrar em outro alguém tudo aquilo que faça feliz, é sentir-se bem na presença desse alguém, e na verdade, não precisa haver a presença física. Pode ser até por telefone, ou mesmo na net, e até por telepatia. Pode ser virtual ou real. O importante, é aceitar os defeitos desse alguém, é querer tudo compartilhar, seja os momentos felizes ou os tristes, é ter sempre um pensamento para esse alguém, é sentir-se triste de verdade quando algo de ruim lhe acontece, é estar em uma grande festa e não ver graça em nada, apenas porque a pessoa amada não está ao seu lado. É adormecer pensando nela, e acordar com o primeiro pensamento voltado para ela, é pedir todos os dias em suas preces pelo bem estar desse alguém tão amado. Quando se ama alguém de verdade, nos entregamos de corpo e alma, mas se por alguma razão, o amor-paixão deixar de existir, pode ficar o respeito, pode restar uma amizade, um companheirismo, depois de uma vida juntos. Se isso não acontecer, o melhor mesmo seria um afastamento, antes que surjam desentendimentos. Mas isto deverá ser muito bem pensado e resolvido, pois por vezes, o amor pode esfriar com a convivência, ou com problemas que surgem durante a vida, mas sempre estará lá enraizado, pronto a eclodir novamente, se não permitirmos que ele feneça. Esse é o ponto crucial. Não permitir que um sentimento de amor e carinho, seja substituído por brigas e discussões. Diálogo é a melhor maneira para se dirimir dúvidas. O amor, sendo terno, sempre merece uma nova chance para que seja eterno...
FRASES DE AMIZADE Marcial Salaverry A alma mostra sua real beleza, quando praticamos a gentileza... Um gesto amigo, um carinho, para sentir-se bem, é o melhor caminho... Atos como carinho e gentileza, mostram como é a alma das pessoas... Uma atitude amiga, deve ser acompanhadas de sinceridade e um bom espirito de solidariedade... Para viver o dia a dia, com um sorriso e alegria, basta ter amor no coração, e ao amigo, estender a mão... Um aperto sincero de mão é algo mágico que toca o coração... Um gesto de amizade, é um gesto amigo e delicado, um gesto de paz ofertado... Marcial Salaverry
Um beijo no coração de cada mulher que ler esta crônica que vem bem do coração de um poeta romantico... Osculos e amplexos Marcial MULHERES... ESSAS CRIATURAS MARAVILHOSAS Marcial Salaverry É sempre com muita satisfação que presto homenagem às mulheres, pois em todos os sentidos, são elas as responsáveis pelos nossos melhores momentos, desde nosso nascimento. E não falo somente em nome dos homens, mas em nome de todos os seres viventes. Nosso primeiro contato é com nossa mãe. Nosso primeiro alimento também. Os primeiros cuidados que recebemos desde a mais tenra infância, sempre são prestados por mulheres. Vocês já repararam que nas maternidades são quase sempre enfermeiras que atendem. Para lidar com crianças e com parturientes, sempre são mulheres. Há que se ter uma sensibilidade especial para esse atendimento. Depois, nos bancos escolares, para o ensino das primeiras letras, é a sensibilidade feminina que mais uma vez se destaca. A grande maioria do professorado primário é composta por mulheres. Claro, para se lidar com crianças, sempre a sensibilidade feminina é mais confiável. Afinal, é nas escolas primárias que se molda a personalidade dos futuros adultos. E essa é uma responsabilidade muito grande, que cabe às nossas heroínas. Na sequencia da vida, as mulheres continuam sempre com a maior dose de trabalho. Em priscas eras, as mulheres eram criadas apenas para cuidar da casa, dos filhos e do marido, a quem se devia obediência cega. Em algumas regiões, era obrigação tratar o marido como "Meu Senhor". Pode? Era assim... Felizmente para todos, a situação mudou radicalmente. Mas a luta que as mulheres tiveram que manter para conseguir tal mudança, foi enorme... A resistência masculina à perda dos privilégios adquiridos há tanto tempo foi muito grande. Torna-se desnecessário relembrar a quantidade de passeatas, de protestos que elas tiveram que fazer. Passaram por muitas humilhações. Mas ei-las agora, vencedoras e rainhas absolutas... Bem, nem tanto, pois, por incrível que pareça ainda hoje existe resistência contra a ação das mulheres. Já conseguiram galgar posições importantes, mas ainda tem que vencer muitas restrições. Ainda existem homens e, por incrível que pareça, até mulheres, que acham certos trabalhos "essencialmente masculinos”, bem como para a prática de certos esportes, como o futebol, por exemplo, existe muita resistência quanto a sua prática pelas mulheres. E sempre será um lindo espetáculo o futebol feminino, como todo e qualquer esporte praticado por mulheres. Gente... Estamos no século 21, já notaram? Temos que abrir os olhos, e ver que as mulheres têm tanta capacidade quanto os homens para a execução de qualquer tipo de trabalho, para a prática de qualquer tipo de esporte. E ainda apresentam uma vantagem que cada vez se torna mais perceptível, pois elas tem uma sensibilidade muito apurada, que lhes permite tomar decisões mais acertadas em situações delicadas. Temos que reconhecer isso, acabando com essas restrições que verificamos ainda existir. Por exemplo, não consigo entender o porque, que para um mesmo tipo de trabalho, o salário da mulher seja inferior ao do homem. Não dá para entender. Não resta a menor dúvida que para o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, em boa hora criado, (bem... não é hoje o Dia Internacional da Mulher? Discordo, pois todos os dias do ano devem ser o Dia da Mulher...) temos que prestar a mais significativa das homenagens, oferecendo uma rosa a cada uma delas. São muitas? Ora, também somos muitos a oferecer... A vocês, criaturas maravilhosas, um GRANDE BEIJO NO CORAÇÃO. E para todos que sabemos agradecer a presença sempre maravilhosa de nossas queridas companheiras, vivamos a seu lado, mais UM LINDO DIA.
Existem belas mulheres... existem mulheres belas... A verdadeira beleza é aquela que está no interior... Todas as mulheres são belas, cada uma, à sua maneira... O importante é saber compreende-las, e amá-las... Ósculos e amplexos, Marcial TEXTO PUBLICADO EM 04/03/2002 PARA O DIA DA MULHER, QUE SÃO TODOS OS DIAS DO ANO... A VERDADEIRA BELEZA DA MULHER Marcial Salaverry Falou-se, fala-se e falar-se-á demais sobre a beleza da mulher. Não estou falando sobre a beleza das mulheres, mas sim da mulher, como um ser especial, como o maior presente que o Amigão deu para a humanidade, porque não se pode dizer que foi um presente para os homens, apenas... Existem detalhes que ressaltam a beleza da mulher, tais como os famosos banhos de salão, e banhos de loja. Uma linda mulher artisticamente produzida, ficará mais bela ainda. Claro, belas roupas, um penteado artístico feito por habilidosas mãos de um bom cabeleireiro, mãos e pés bem cuidados, um bom perfume, não necessariamente francês, pois já temos excelentes perfumes nacionais, são ingredientes que ressaltarão de maneira marcante a beleza natural que toda mulher tem, aquela beleza especial com o Amigão as aquinhoou... Toda? Sim, todas, mesmo aquelas que podem ser fisicamente consideradas como feias, sempre terão sua beleza interior. E mesmo uma aparente feiúra, ficará bela, ou pelo menos bonita após os banhos de salão e de loja. Acontece que a verdadeira beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega, ou na maneira que ela penteia os cabelos, mas sim em seu interior. Está no brilho de seu olhar. Daquelas mulheres que sabem ser belas, que sabem manter eterna a beleza de sua alma... A principal porta de entrada para o interior de uma mulher são seus olhos. Sim, a beleza de uma mulher pode ser vista a partir dos seus olhos porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside. É a porta de entrada para sua alma, que mostra a riqueza de seus sentimentos, que mostra a força de seu amor. Claro que tudo não será válido, se for uma mulher incapaz de amar, uma mulher que só carregue ódio dentro de si. Essa, mesmo que seja fisicamente bela, será sempre uma pessoa feia. Não terá essa beleza interior, que é apanágio daquelas que sabem amar. Pode-se dizer que infelizmente, existem algumas que são assim, são as exceções que justificam a regra... E como as mulheres sabem amar... Geralmente conseguem expressar e sentir seu amor de uma maneira mais intensa e declarada do que os homens, normalmente mais comedidos, menos capazes de escancarar seus sentimentos, e isso se deve a um inexplicável "orgulho machista" que não consegue ser natural em sua capacidade de amar... A medida que o tempo vai passando, mais vai se acentuando essa beleza feminina, pois a beleza de uma mulher está nas marcas do seu rosto. Nas rugas, que um sorriso sempre acentua favoravelmente. Sabendo olhar, sabendo avaliar, é fácil constatar que cada ruga que vai surgindo, vai tornando mais belo aquele rosto, pois sua alma vai acumulando mais amor, mais carinho, pois a verdadeira beleza numa mulher está refletida na sua alma, está no amor que ela tem no seu interior. E assim, a beleza de uma mulher com o passar dos anos, apenas cresce, desde que ela saiba desenvolver sua capacidade de amar. Apenas deveremos saber apreciar a verdadeira beleza feminina. Não deveremos nos ater apenas na apreciação de seus atributos físicos, deveremos faze-lo através de seu sorriso, através do brilho de seus olhos, quando poderemos enxergar o amor que ela tem em seu interior. Seja amor por seu parceiro, seja o amor pela Natureza, seja o amor pela humanidade. O importante é saber usar a capacidade de amar. É saber amar. A propósito, você já notou como está bonita hoje? Está amando? Então certamente estará bela. Veja seu sorriso, veja seus olhos brilhantes. É aí que está sua real beleza, que está apenas refletindo sua beleza interior. Não ligue para sua idade cronológica, nem tampouco para suas rugas, e mesmo sua celulite ou adiposidades. Cuide de seu interior, pois ele não precisa de operações plásticas, nem tampouco de cuidados médicos, precisa apenas de amor, principalmente se for amor por Deus ou pela humanidade... Basta que seja um amor real, autêntico, verdadeiro. Assim, amorosamente, desejo a todas sem exceção, que façam de cada dia de sua vida, sempre UM LINDO DIA. "Para sempre bela estar, é preciso saber amar... do coração sempre cuidar." Marcial Salaverry"
Feliz aniversário, amiga. Hoje é um dia especial para mim, pois a sua amizade é o meu melhor tesouro. Encontrar você foi como receber uma luz. Agradeço a Deus pela sua vida. Obrigada por me ouvir todas as vezes que precisei e entender meu silêncio quando não achei palavras para descrever o que sentia. Não é fácil achar amigos hoje em dia. Pessoas dispostas, que oferecem tempo, atenção, ombro, sem esperar nada em troca. Você está aniversariando e eu recebo o presente da pessoa linda que você é. Obrigada por existir. Obrigada por cada dia que temos a companhia uma da outra. Deus recompense você e continue dirigindo os seus passos e a nossa amizade para sempre.
Coragem é quando você sabe que está derrotado antes mesmo de começar, mas começa assim mesmo, e vai até o fim, apesar de tudo. Raramente a gente vence, mas isso pode até acontecer.
Estamos todos procurando essa pessoa especial que é certa para nós. Mas se você já passou por relacionamentos suficientes, começa a suspeitar que não há nenhuma pessoa certa, apenas diferentes sabores de errado. Por que é isso? Porque você mesmo está errado, de alguma forma, e você procura parceiros que estão errados, de alguma forma complementar. Mas é preciso viver muito para crescer plenamente no seu próprio erro. É só quando, finalmente, vamos contra nossos demônios mais profundos, nossos problemas insolúveis - que nos fazem realmente quem somos - que estamos prontos para encontrar um companheiro para o resto da vida. Só então você finalmente vai saber o que está procurando. Você está procurando a pessoa errada. Mas não qualquer pessoa errada: tem que ser a pessoa errada certa - alguém que você vai contemplar e pensar, "Este é o problema que eu quero ter". Eu vou encontrar aquela pessoa especial que é errada para mim do jeito certo.
A compaixão dói. Quando você se sente conectado a tudo, você também se sente responsável por tudo. Você não pode se afastar. Seu destino está amarrado ao destino dos outros. Você tem que aprender a suportar o universo ou ser esmagado por ele. Você tem que se tornar forte o bastante para amar o mundo, mas ainda vazio o bastante para se sentar à mesa com seus piores horrores.
"Não tenho doença, não tenho dores, não tenho saudade de nada nem de ninguém. Não tenho ódio, não tenho amor, nunca fui apaixonada. Sou livre. Não tem outra igual a mim! Ninguém tem mais moral do que eu".