Frases e palavras de impacto de Gonçalo M. Tavares!

A grande Inteligência é sobreviver. As tartarugas portanto não são teimosas nem lentas, dominam; SIM, a ciência. Toda a tecnologia é quase inútil e estúpida, porque a artesanal tartaruga, a espontânea TARTARUGA, permanece sobre a terra mais anos que o homem. Portanto, como a grande inteligência é sobreviver, a tartaruga é Filósofa e Laboratório, e o Homem que já foi Rei da criação não passa, afinal, de um crustáceo FALSO, um lavagante pedante; um animal de cabeça dura. Ponto.

Por Gonçalo M. Tavares

Um poema não é uma coisa que se coloca sobre o teu dia como um condimento sobre o teu almoço. A vida de uma pessoa não tem material semelhante a nada que conheças. Existir é feito de peças impossíveis de copiar. E a poesia não entra nesse material único - a vida de uma pessoa - como o avião no ar ou o acidente do avião na terra dura. Um poema não é manso nem meigo, não é mau nem ilegal.

Por Gonçalo M. Tavares

Linguagem violenta: a única. A outra é: Sedução ou Submissão. Ou seja, o mesmo medo: recear estar só. Quando se fala, fala-se. No alto da matéria e do espirito.

Por Gonçalo M. Tavares

O amor não se vê como se fosse uma presença. É demasiado completo para ter uma forma. E como jamais se conseguiram obter juros de uma coisa que não ocupa espaço, é preferível não, parece-me.

Por Gonçalo M. Tavares

É verdade «que um baixo amor os fortes enfraquece» mas também o grande amor torna ridículos os grandes, pois o amor é, em energia material sobre o mundo, um roubo — apesar de, em sensações, ser magnífico. 0 amor será útil internamente, mas externamente não carrega um tijolo. Disso nunca tive dúvidas.

Por Gonçalo M. Tavares

Os homens não se medem pelos poemas que leram, mas talvez fosse melhor. O que é a fita métrica comparada com algo intenso? Há poemas que explicam trinta graus de uma vida e poemas que são um ofício de demolição completa: o edifício é trocado por outro, como se um edifício fosse uma camisa. Muda de vida ou, claro, muda de poema.

Por Gonçalo M. Tavares

A vida, é certo, não será um sítio excepcional para as paixões. Nos países humanos, o amor mistura-se muito com palavras equívocas. 0 fogo que existe numa lareira, por exemplo, é um fogo servil, cultural, educado. Uma coisa vermelha, mas mansa, que nos obedece. Só é natureza, o fogo na lareira, quando, vingando-se, provoca um incêndio. E o amor assim funciona. Mas é preferível o contrário.

Por Gonçalo M. Tavares

Como se conseguiu, de geração para geração, avanços materiais, tecnológicos, e os conflitos são os mesmos?

Por Gonçalo M. Tavares

A parte invisível do visível. De resto conhecer mais o quê? O Manifesto do Invisível. Os lobos são a cabeça do anjo que não se vê. Sangue no Focinho e Cobardia.

Por Gonçalo M. Tavares