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Tenho uma donzela que me espera na varanda, tão bela que quando eu vejo ela as perna bambeia.

Por Costa Gold

Habacuque, HC, 2:15, Ai daquele que dá ao seu companheiro vinho misturado com o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar a nudez!

Por Habacuque, Antigo Testamento

⁠( 014 ) Jenário de Fátima ALGO NOVO Tu despertas em mim coisas estranhas. Que estavam há muito adormecidas Guardadas...sepultadas escondidas... Lá bem no fundo de minhas estranhas. E agora já não tenho hora vãs... Me apanho em risadas descabidas Ou meio as canções indefinidas Que vivo a cantarolar pelas manhãs... Aonde isso vai dar não sei ao certo Só sei que neste estranho riso aberto Me sinto criança com novo brinquedo... E já não mais vislumbro céus escuros Há tantas estrelas, tantas sobre os muros Demolindo um a um meus velhos medos... Jenário de Fátima

Por Jenário de Fátima

Pluralidade Humana A pluridade humana, condição básica da acção e do discurso, tem o duplo aspecto da igualdade e diferença. Se não fossem iguais, os homens seriam incapazes de compreender-se entre si e aos seus antepassados, ou de fazer planos para o futuro e prever as necessidades das gerações vindouras. Se não fossem diferentes, se cada ser humano não diferisse de todos os que existiram, existem ou virão a existir, os homens não precisariam do discurso ou da acção para se fazerem entender. Com simples sinais e sons poderiam comunicar as suas necessidades imediatas e idênticas. Ser diferente não equivale a ser outro - ou seja, não equivale a possuir essa curiosa qualidade de «alteridade», comum a tudo o que existe e que, para a filosofia medieval, é uma das quatro características básicas e universais que transcendem todas as qualidades particulares. A alteridade é, sem dúvida, um aspecto importante da pluralidade; é a razão pela qual todas as nossas definições são distinções e o motivo pelo qual não podemos dizer o que uma coisa é sem a distinguir de outra. Na sua forma mais abstracta, a alteridade está apenas presente na mera multiplicação de objectos inorgânicos, ao passo que toda a vida orgânica já exibe variações e diferenças, inclusive entre indivíduos da mesma espécie. Só o homem, porém, é capaz de exprimir essa diferença e distinguir-se; só ele é capaz de se comunicar a si próprio e não apenas comunicar alguma coisa - como sede, fome, afecto, hostilidade ou medo. No homem, a alteridade, que ele tem em comum com tudo o que existe, e a distinção, que ele partilha com tudo o que vive, tornam-se singularidades e a pluralidade humana é a paradoxal pluralidade dos seres singulares. Hannah Arendt, in 'A Condição Humana'

Por Hannah Arendt

II Reis, 2RS, 23:6, Também tirou da Casa do Senhor o poste da deusa Aserá, que levou para fora de Jerusalém até o vale do Cedrom, onde o queimou e o reduziu a pó, que lançou sobre as sepulturas do povo simples.

Por II Reis, Antigo Testamento

Números, NM, 16:10, Ele fez chegar você, Corá, e todos os seus irmãos, os filhos de Levi, com você. E agora vocês buscam também o sacerdócio?

Por Números, Antigo Testamento

⁠Se, como acredito, os fins dos homens são muitos, e nem todos são, em princípio, compatíveis entre si, a possibilidade de conflito - e de tragédia - nunca pode ser totalmente eliminada da vida humana, pessoal ou social.

Por Isaiah Berlin

Romanos, RM, 1:28, E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a um modo de pensar reprovável, para praticarem coisas que não convêm.

Por Romanos, Novo Testamento

Eclesiastes, EC, 8:8, Não há ninguém que tenha domínio sobre o espírito para o reter; nem tampouco quem tenha poder sobre o dia da morte. Não há como escapar desse combate, e a maldade não poderá livrar os que a praticam.

Por Eclesiastes, Antigo Testamento

Jó, JÓ, 39:18, Mas, quando de um salto se levanta para correr, ri do cavalo e do cavaleiro.`

Por Jó, Antigo Testamento