Veja outros textos inspiradores!

O que há de comum entre o pensamento judaico-cristão e o pensamento zen-budista é a consciência de que preciso abdicar da minha 'vontade' (no sentido do meu desejo de forçar, dirigir, estrangular o mundo fora de mim e dentro de mim) a fim de ser completamente aberto, receptivo, desperto, vivo. Na terminologia de Zen chama-se a isto, frequentemente, de 'esvaziar-se' - o que não tem nenhum significado negativo, mas de receptividade para receber. Na terminologia cristã isto se denomina, amiúde, 'anular-se e aceitar a vontade de Deus' (...) [Mas numa interpretação paternalista da fé cristã, também muito explorada pelas tiranias laicas do século XX, que jogam com o nosso 'medo à liberdade' que Fromm estudou num de seus clássicos de psicanálise política] em lugar de tomar suas decisões, o homem as deixa a cargo de um pai onisciente e onipotente, que vela por ele e sabe o que lhe convém. Claro está que, nessa experiência, o homem não se torna aberto e receptivo, senão obediente e submisso. A obediência à vontade de Deus se processa melhor quando inexiste o conceito de Deus. Paradoxalmente, obedeço realmente à vontade de Deus quando dele me esqueço. O conceito do vazio Zen implica o verdadeiro significado da renúncia à própria vontade, sem, todavia, o perigo de regressar ao conceito idólatra de um pai ajudador. Erich Fromm, "Psicanálise e Zen-Budismo"

Por Erich Fromm

Levítico, LV, 9:8, Arão se aproximou do altar e matou o bezerro da oferta pelo pecado que estava oferecendo por si mesmo.

Por Levítico, Antigo Testamento

O não essencialista acha que quase tudo é essencial. O essencialista acha que quase tudo é não essencial.

Por Greg Mckeown

Se você quer manter limpa sua cidade, comece varrendo a porta de casa.

Por Provérbio Chinês

Se de tudo se tirasse proveito, Os livros virariam filmes, O homem seria reciclável, E os conselhos seriam ouvidos. Se para nós tudo que não está no nosso alcance Tanto faz como fez Porque apontamos à Lua, Como se estivéssemos a olhando pela primeira vez?

Por Ricardo Pantoja - Eu mesmo

QUEM SOU EU Sou uma pessoa feliz, Amo muito a vida E dela sou aprendiz; Tenho várias paixões, Mas, como qualquer um, Possuo imperfeições; Se os caminhos desta vida Ainda não sei de cor, Pelo menos busco, A cada dia, Tornar-me alguém melhor.

Por Dennys Távora

Eu vejo um horizonte trêmulo Eu tenho os olhos húmidos Eu posso estar completamente enganado Posso estar correndo pro lado errado Mas a dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza

Por Humberto Gessinger

Neemias, NE, 12:20, de Salai, Calai; de Amoque, Héber;

Por Neemias, Antigo Testamento

Não deveria existir tempo chamado de muito cedo.

Por Cercas

Eu sou uma feminista da equidade, eu quero que o mundo público seja estruturado de uma forma que permita às mulheres avançarem igual aos homens nos campos profissional e político. É sobre isso que o feminismo deveria tratar. O feminismo não deveria tentar mudar as pessoas em suas vidas privadas, foi aí que ele deu errado.

Por Camille Paglia