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Jeremias, JR, 22:28, Será que este Jeconias é como um vaso quebrado e desprezado, do qual ninguém se agrada? Por que é que ele e os seus filhos foram lançados fora, jogados numa terra que não conhecem?
Por Jeremias, Antigo TestamentoA mobilização das massas, quando ocorre por ocasião da guerra de libertação, introduz em cada consciência a noção da causa comum, de destino nacional, de história coletiva. Assim, a segunda fase, a da construção da nação, vê-se facilitada pela existência desse morteiro moldado no sangue e na cólera. Então compreende-se melhor a originalidade do vocabulário usado nos países subdesenvolvidos. Durante o período colonial, convidava-se o povo a lutar contra a opressão. Depois da libertação nacional, ele é convidado a lutar contra a miséria, o analfabetismo, o subdesenvolvimento. A luta, como afirmam, continua. O povo percebe que a vida é um combate interminável. A violência do colonizado, como dissemos, unifica o povo. Na verdade, em virtude de sua estrutura, o colonialismo é separatista e regionalista. O colonialismo não se contenta em constatar a existência de tribos, ele as reforça e diferencia. O sistema colonial alimenta as chefaturas e reativa as velhas confrarias de marabus. A violência, em sua prática, é totalizante, nacional. Por esse motivo, traz no seu íntimo o aniquilamento do regionalismo e do tribalismo. Da mesma forma, os partidos nacionalistas mostram-se particularmente impiedosos com os caides e os chefes tradicionais. A eliminação de ambos é um pré-requisito para a unificação do povo.
Por Frantz FanonII Crônicas, 2CR, 14:13, Asa e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar, e os etíopes foram mortos, sem restar nem um sequer, porque foram destroçados diante do Senhor e diante do seu exército; e eles levaram dali muitos despojos.
Por II Crônicas, Antigo TestamentoAtos, AT, 18:28, porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que Jesus é o Cristo.
Por Atos, Novo TestamentoQuando uma montanha aparece na jornada, nós tentamos ir pela esquerda, depois pela direita. Tentamos encontrar uma forma fácil de voltar ao caminho mais simples… Mas a montanha está lá para ser atravessada. É nessa peregrinação, à medida que subimos mais alto, que somos forçados a deixar para trás camadas e mais camadas que carregamos por tanto tempo. Em seguida, descobrimos que nossa carga está mais leve e aprendemos algo sobre nós mesmo na escalada perigosa… Não tente evitar a montanha. Pois ela foi colocada lá no momento perfeito. Ela apenas se tornará maior se você tentar recuar ou adiar a travessia.
Por Jacqueline WinspearO indivíduo, na sua angústia de não ser culpado mas de passar por sê-lo, torna-se culpado.
Por Soren KierkegaardPergunta errada Se eu acredito em Deus? Mas que valor poderia ter minha resposta, afirmativa ou não? O que importa é saber se Deus acredita em mim.
Por Mario QuintanaEu sabia que tinha de haver um sítio Onde o humano e o divino se tocassem Não propriamente a terra do sagrado Mas uma terra para o homem e para os deuses Feitos à sua imagem e semelhança Um lugar de harmonia Com sua tragédia é certo Mas onde a luz incita à busca da verdade E onde o homem não tem outros limites Senão os da sua própria liberdade
Por Manuel AlegreEfésios, EF, 6:8, sabendo que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, seja servo, seja livre.
Por Efésios, Novo TestamentoLucas, LC, 1:1, Visto que muitos já empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram,
Por Lucas, Novo Testamento