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Juízes, JZ, 16:14, Prendeu-as com um pino de tear e depois gritou: - Sansão, os filisteus vêm vindo aí! Mas ele despertou do sono, arrancou o pino e tirou o cabelo do tear.
Por Juízes, Antigo TestamentoNasruddin e a Verdade... Certa vez,o Mullah Nasruddin se tornou conselheiro de um rei,que vivia se queixando do mau hábito de seus súditos,de contar mentiras. Ele pediu a Nasruddin que o ajudasse a pensar numa maneira de corrigir os seus súditos,mas o mullah disse:"_Majestade,existem dois tipos de verdade,a Verdade(Deus)e a verdade do nosso cotidiano.Os seres humanos deveriam começar buscando a primeira,para só então falar a segunda.Mas como invertem o processo,acabam adquirindo o hábito de moldar a verdade de acordo com a sua conveniência,pois sabem,por instinto,que é uma verdade relativa." O rei não gostou muito dessa explicação,muito filosófica,e disse:"_Ou uma afirmação é verdadeira, ou é falsa!Amanhã mesmo vou começar a fazer o meu povo dizer a verdade!" No dia seguinte,o capitão da guarda mandou plantar na porta da cidade um poste,com uma forca,dizendo ao povo:"_De hoje em diante,quem quiser entrar ou sair da cidade,deve me responder uma pergunta,e se eu sentir que esse alguém está mentindo,será enforcado!" O Mullah Nasruddin deu um passo à frente. "_Onde você vai?",perguntou o capitão da guarda. "_Vou ser enforcado!",respondeu o Mullah. "_Não acredito em você!" "_Ora,se você não acredita em mim,por que não me enforca?" O capitão da guarda ficou sem saber o que fazer.Se ele enforcasse Nasruddin,sua afirmação seria verdadeira,e ele teria morrido inocente.Se não enforcasse,a afirmação seria falsa,e ele deveria morrer.
Por DesconhecidoJeremias, JR, 17:13, Ó Senhor, Esperança de Israel! Todos aqueles que te abandonam serão envergonhados; o nome dos que se afastam de ti será escrito no chão, porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas.
Por Jeremias, Antigo TestamentoO conhecimento humano, por natureza, tem limites; portanto, algumas questões devem permanecer misteriosas. Algumas religiões tratam tais mistérios como segredos que os deuses escolhem esconder dos humanos; outras, como o budismo, os tratam como enigmas finais que não valem a pena perseguir.
Por David Christian