Veja outros textos inspiradores!

⁠A SEMENTE Certa vez, quando eu passava por um momento muito difícil, sonhei que seria operado do coração. Angustiado, eu pensava que não sobreviveria à operação. Não sei como fui parar ali, por quais caminhos andei ou fui levado. Sabia apenas que haveria uma operação e eu era o paciente a ser operado. De repente, adentra a sala de cirurgia o cirurgião. Ao vê-lo, meu medo desaparece, cheguei até a sorrir... Pois o médico que me operaria era nada mais nada menos do que o poeta Fernando Pessoa! No princípio, achei estranho. Mas depois entendi que fazia sentido ser um poeta o cirurgião de um coração angustiado. Sem demora, o cirurgião-poeta abriu meu peito, mas não com bisturi: não sangrou, nem houve dor. Ele enfiou uma das mãos, porém não foi suficiente. Somente as duas mãos do poeta conseguiram tirar meu coração do peito. "Seu coração está pesado como um paralelepípedo! Preciso extrair o que lhe pesa", diagnosticou o cirurgião-poeta. “O que lhe pesa não é coisa física, o que lhe pesa é a mágoa com o passado, a decepção com o presente, o medo do futuro e a descrença nos homens”, disse-me ele enquanto extraía tudo isso. Quando olhei para a mão do poeta, meu coração estava minúsculo, parecendo uma semente salva de um fruto que perecia. Indaguei: “poeta, com esse coração pequenino como vou sobreviver!?” O cirurgião-poeta então respondeu, terminando sua arte, sua “clínica”: “Ele está assim pequeno porque deixei apenas o coração da criança.” Após ouvir isso despertei, e não apenas daquele sonho. Ainda deitado, olhei para a janela: já amanhecia. Queria registrar o sonho e me virei para procurar caneta e papel. Então, algo que estava sobre meu peito caiu ao meu lado na cama, era um livro que adormeci lendo: “O Eu Profundo e os outros Eus”, de Fernando Pessoa. "As terapias verbais me terapeutam." (Manoel de Barros)

Por Elton Luiz Leite de Souza

Apocalipse, AP, 21:7, O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.

Por Apocalipse, Novo Testamento

Risos e lágrimas são ambos respostas a sentimentos de frustração e exaustão. Eu pessoalmente prefiro rir, visto que depois do riso há muito menos trabalho de limpeza.

Por Kurt Vonnegut

Se alguém quisesse escrever uma história da vaidade, dominaria metade da natureza das civilizações.

Por Johan Huizinga

Quem se gasta em palavras, raramente se gasta em ações.

Por Gustave Le Bon

Êxodo, EX, 14:15, O Senhor disse a Moisés: - Por que você está clamando a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem.

Por Êxodo, Antigo Testamento

"A saudade é um pouco dessa incerteza da separação."

Por José Américo de Almeida

A arte tem uma maneira oblíqua de dizer as coisas, buscando zonas obscuras, a dos naufrágios. A realidade é importante, mas o filtro da arte é muito mais.

Por Antonio Tabucchi

I João, 1JO, 3:23, E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.

Por I João, Novo Testamento

A religião ensina as pessoas a serem extremamente egocêntricas e vaidosas. Ela as garante que Deus se importa com elas individualmente e afirma que o cosmos foi criado com elas especificamente em mente. Isso explica a expressão arrogante no rosto daqueles que praticam a religião de forma ostensiva: perdoe minha modéstia e humildade, mas estou ocupado em uma missão para Deus.

Por Christopher Hitchens