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Salmos, SL, 40:1, Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Por Salmos, Antigo TestamentoO que há de comum entre o pensamento judaico-cristão e o pensamento zen-budista é a consciência de que preciso abdicar da minha 'vontade' (no sentido do meu desejo de forçar, dirigir, estrangular o mundo fora de mim e dentro de mim) a fim de ser completamente aberto, receptivo, desperto, vivo. Na terminologia de Zen chama-se a isto, frequentemente, de 'esvaziar-se' - o que não tem nenhum significado negativo, mas de receptividade para receber. Na terminologia cristã isto se denomina, amiúde, 'anular-se e aceitar a vontade de Deus' (...) [Mas numa interpretação paternalista da fé cristã, também muito explorada pelas tiranias laicas do século XX, que jogam com o nosso 'medo à liberdade' que Fromm estudou num de seus clássicos de psicanálise política] em lugar de tomar suas decisões, o homem as deixa a cargo de um pai onisciente e onipotente, que vela por ele e sabe o que lhe convém. Claro está que, nessa experiência, o homem não se torna aberto e receptivo, senão obediente e submisso. A obediência à vontade de Deus se processa melhor quando inexiste o conceito de Deus. Paradoxalmente, obedeço realmente à vontade de Deus quando dele me esqueço. O conceito do vazio Zen implica o verdadeiro significado da renúncia à própria vontade, sem, todavia, o perigo de regressar ao conceito idólatra de um pai ajudador. Erich Fromm, "Psicanálise e Zen-Budismo"
Por Erich FrommDaniel, DN, 2:19, Então o mistério foi revelado a Daniel numa visão de noite. Daniel bendisse o Deus do céu,
Por Daniel, Antigo TestamentoGênesis, GN, 43:26, Quando José chegou à sua casa, trouxeram-lhe para dentro o presente que tinham em mãos e se inclinaram até o chão diante dele.
Por Gênesis, Antigo TestamentoForça de vontade não é só uma habilidade. É um músculo, como os músculos dos seus braços ou pernas, e ela fica cansada quando faz mais esforço, por isso sobra menos força para outras coisas.
Por Charles DuhiggDeuteronômio, DT, 27:26, - ´Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo.` E todo o povo dirá: ´Amém!`
Por Deuteronômio, Antigo TestamentoEssa é a questão do passado. Ele é persistente. Pode ser enterrado, mas ainda assim, lá embaixo, está esperando a pessoa certa aparecer e desenterrá-lo.
Por Argylle: O Superespião (filme)Juízes, JZ, 18:28, Não houve ninguém que os livrasse, porque moravam longe de Sidom e não tinham contato com outros povos. A cidade ficava no vale junto a Bete-Reobe. Os filhos de Dã reedificaram a cidade e passaram a morar nela.
Por Juízes, Antigo Testamento