Frases e palavras de impacto de Grada Kilomba!

O feminismo mainstream falhou muito em não incluir a história colonial como parte da luta feminista.

Por Grada Kilomba

Racismo tem a ver não só com preconceito, mas também com a prática do preconceito, que só pode ser exercitada através do poder.

Por Grada Kilomba

Branco não é uma cor. Branco é uma definição política que representa históricos privilégios sociais e políticos de certo grupo que tem acessos às estruturas dominantes e instituições da sociedade. Branquitude representa a realidade e história de certo grupo. Quando nós falamos sobre o que significa ser branco, então falamos sobre políticas e absolutamente não sobre biologia. Assim como Negro corresponde a uma identidade política que se refere à historicidade das relações políticas e sociais, não à biologia.

Por Grada Kilomba

O branco de hoje não é mais o responsável pela escravidão, mas ele tem a responsabilidade de equilibrar a sociedade em que vive. Ninguém escapa do passado.

Por Grada Kilomba

⁠Eu acho que o verdadeiro empoderamento de qualquer pessoa negra ou de qualquer pessoa de uma diáspora ou de uma comunidade marginalizada é ter a liberdade de ser humana. Isso quer dizer que nós às sabemos, outras vezes choramos, outras vezes não sabemos, outras vezes não queremos saber.

Por Grada Kilomba

Eu não sou discriminada porque eu sou diferente, eu me torno diferente através da discriminação.

Por Grada Kilomba

Aqueles que propagam o racismo não experienciam o racismo. Pessoas que excluem, nominam e oprimem não podem ser, ao mesmo tempo, vítimas da opressão. Por outro lado, elas certamente podem desenvolver um senso de culpa que, às vezes, é confundido com ser vitimizada.

Por Grada Kilomba

O feminismo é um movimento maravilhoso, mas excluiu muito a mulher não branca de todo o seu discurso. A mulher negra esteve muito ausente, como um tipo de vácuo entre discursos.

Por Grada Kilomba

Trabalhar o seu próprio racismo é um processo psicológico e não está relacionado com moralidade. Ele começa com a recusa, passa pela culpa que se transforma em vergonha e segue até alcançar o reconhecimento. Uma vez que você tenha alcançado o reconhecimento, você pode começar a reparar estruturas, o estágio da reparação.

Por Grada Kilomba

⁠Eu acho que quando a história não é compreendida e quando a história não é contada devidamente, a barbaridade repete-se.

Por Grada Kilomba